terça-feira, 11 de julho de 2023

Presa por xingar enfermeira de “negrinha”, servidora já cometeu o mesmo crime pelo menos 14 vezes

Reprodução

Ana Elizabeth Avelino Caldas (foto em destaque), 71 anos, presa em flagrante na segunda-feira (10/7) após proferir uma série de injúrias raciais contra uma enfermeira negra em um hospital do Lago Sul, acumula denúncias de crimes de racismo. O histórico policial da idosa traz casos em que ela ofendeu uma gari com gritos de “porca”, “imunda” e “lixo”, disse que não seria atendida “por uma preta” em uma lanchonete. Ainda há registros de que a suspeita xingou um porteiro de “preto fedido, asqueroso e inútil”.

Ela está em liberdade provisória após ter sido presa no hospital onde chamou a enfermeira de “negrinha” e afirmou que a funcionária “não servia nem para ser enfermeira de UPA de casebre”. Em um dos casos em que Ana Elizabeth foi levada à delegacia, em 2019, a Polícia Civil destacou no registro que ela “possui 28 ocorrências, sendo que em 14 é apontada como autora de fatos similares, possuindo diversos indiciamentos”.

Vítimas relataram, ainda, que a mulher, servidora aposentada do Banco Central, tem costume de frequentar estabelecimentos apenas para ofender funcionários. Um desses locais é o endereço antigo de trabalho. Em 2008, 2009 e 2010, ela foi acusada de crimes bem semelhantes de perturbação da tranquilidade.

Em ambas as datas, testemunhas disseram que ela “tentou se valer do fato de ser servidora concursada para humilhar funcionários”, principalmente terceirizados, acusando-os de furto, inclusive. “Vocês não têm direito de se sentirem ofendidas. Primeiro têm que passar no concurso para se dirigir a mim”, disse Ana, segundo as vítimas.

Já em 2015, ela xingou e atacou uma gari que usava o banheiro de um supermercado do Lago Sul. “Você é uma imunda, que não passa de um lixo! Por isso que está nesse serviço”, teria dito, segundo a funcionária da limpeza. Ana Elizabeth teria até partido para a agressão contra a vítima, e acabou se trancando no banheiro para evitar a prisão. Depois de horas de negociação, foi preciso imobilizar a aposentada e aplicar fortes calmantes no hospital. Leia mais clicando aqui

Do Metrópoles 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spotify aumenta preços no Brasil; veja quanto cada plano vai custar

 Foto: REUTERS/Brendan McDermid/File Photo O Spotify anunciou que vai aumentar os preços para três planos: Individual, Duo e Universitário. ...