Acesso
limitado à internet e falta de equipamentos dificultam ensino remoto no Brasil
Foto: Reprodução/Pixabay
|
Uma
pesquisa online direcionada à rede pública municipal de ensino de cada uma das
cidades do Rio Grande do Norte começou na segunda-feira (6) e vai até o dia 15
de julho. A ideia é ter um diagnóstico de como estudantes, professores e
gestores estão enfrentando o período de suspensão das aulas para poder elaborar
um plano de retomada das atividades.
O
projeto é conduzido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio
Grande do Norte (Undime/RN). A pesquisa usa questionários específicos, para
alunos e docentes, com perguntas relacionadas ao período de suspensão das
atividades presenciais e também sobre as aulas remotas.
Em
maio, o G1 publicou uma reportagem em que mostrava os obstáculos enfrentados
pelos alunos da rede pública de educação potiguar para manter as aulas durante
o distanciamento social por causa da Covid-19. A pesquisa, no entanto, se
debruçará especificamente sobre a situação das escolas municipais.
A
Undime explica que o intuito é compreender o desenvolvimento do Plano de Ação e
Atividades criadas pelos Municípios, para contribuir com reorganização do
calendário e do currículo escolar nesse período de pandemia.
Além
disso, a União dos Dirigentes quer também saber dos professores seu local de
trabalho, informações sobre a jornada de trabalho, saúde, rotina, acesso à
internet e o desenvolvimento de atividades à distância.
Com
relação aos estudantes, eles ou seus responsáveis vão responder aos
questionários para que as escolas possam, a partir dos dados, criar estratégias
de retorno para as aulas presenciais ou dá continuidade das aulas remotas.
DO
G1 RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário