sexta-feira, 9 de abril de 2021

Umarizal se destaca no Combate à Pandemia

Adotando medidas eficazes e descentralizadas, o município de Umarizal chama a atenção no tocante a eficácia das medidas de combate à pandemia. É fato que praticamente todos os municípios passaram e passam por episódios que atingem diretamente esse resultado, como por exemplo as Eleições 2020, Carnaval, Vacinação, dentre outros, episódios esses que contribuem diretamente no caminhar positivo ou negativo da pandemia.

A Secretaria de Saúde, em consonância com os demais poderes (Legislativo e Judiciário), Governo do Estado e, ainda levando sempre em consideração o cenário municipal, tem adotado medidas eficazes, que de fato contribuem com a saúde de todos, fugindo de uma administração midiática gerando uma falsa sensação de segurança, contribuindo assim para o adoecimento dos munícipes.

Como pode-se ver no gráfico abaixo, Umarizal tinha o segundo pior desempenho dentre algumas cidades circunvizinhas. Era necessário que se juntasse os números de 5 municípios para superá-la.


INCIDÊNCIA À CADA 100 PESSOAS


Com a adoção de um novo modelo de gestão, onde as ações são descentralizadas, o cenário do município mudou significativamente. A principal medida foi não copiar antigos modelos, tendo em vista que a cidade ocupava um dos piores cenários pandêmicos da região, mesmo tendo gasto quase 100% dos recursos do COVID, enviados pelo Governo Federal. O município apostou ainda em uma coordenação baseada em evidência científica, sempre observando o que de melhor poderia ser oferecido à população, com responsabilidade, eficiência prática e financeira.

Para demonstrar a mudança, veja o gráfico abaixo com os dados de 2021.

INCIDÊNCIA À CADA 100 PESSOAS


De janeiro à março de 2021, o município evoluiu de forma orgânica e sustentável nesse cenário, melhorando em cada indicador aferido, o que lhe rendeu essa guinada nos resultados. Mesmo passando por momentos de instabilidade no quantitativo de casos, o que é normal e esperado, principalmente pós carnaval, o controle da situação se deu de forma rápida, principalmente em função das edições de decretos no momento exato de se fazer, nunca deixando a situação ficar irreversível para pode atuar de forma tardia.

Também de forma preponderante, essencial e decisiva, a Vigilância Sanitária tem atuado de forma cirúrgica em cada situação, agindo quando necessário, principalmente na fiscalização do cumprimento das medidas de combate contidas nos decretos e documentos de valor científico vigentes, com respeito às opiniões contrárias, sempre primando pelo diálogo respeitoso, em especial com o comércio local.

Agora, vejamos o quadro comparativo entre o resultado dos dois modelos de gestão, adotados em 2020 e 2021.

INCIDÊNCIA À CADA 100 PESSOAS

A diferença entre os resultados obtidos é gritante e só reforça o acerto das decisões tomadas pela atual administração.

É importante reiterar que esse levantamento não visa comparar a quantidade de casos entre os dois anos, mas sim a incidência de novos casos, comparando o desempenho dos municípios, uma vez que ainda temos três quartos do ano pela frente e o possível surgimento de novas cepas do vírus, bem como novos eventos ainda desconhecidos, ou seja, o que se busca é demonstrar os efeitos que, um ou outro modelo de gestão podem impactar nos resultados obtidos.

Dentre os municípios verificados, temos o desempenho de 2020 imediatamente abaixo.

SEGUNDO PIOR DESEMPENHO

Em 2021, com a adoção do novo modelo de enfrentamento à COVID-19, temos o seguinte cenário.

SEGUNDO MELHOR DESEMPENHO

O que se observa para explicar esse resultado, é a forma de condução da Secretaria de Saúde nos diversos setores de atuação, como por exemplo as Equipes de Atenção Básica, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Apoio ao Pacto Pela Vida, Centro de Saúde, Centro de Enfrentamento à COVID-19, Equipe da Secretaria de Saúde, todos atuam de forma descentralizada, com responsabilidades distintas e igualmente essenciais, sendo o somatório de todas essas frentes de atuação o principal motivo dessa mudança.

Precisamos seguir acompanhando as decisões e medidas adotadas nos próximos meses e fazer nova análise, mas os resultados desses três primeiros meses denotam um caminho acertado.

Parabéns à Administração, em especial ao Prefeito Raimundo Pezão e a Secretária de Saúde Clarice Anilena pela brilhante condução, irretocável, até o momento.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Spotify aumenta preços no Brasil; veja quanto cada plano vai custar

 Foto: REUTERS/Brendan McDermid/File Photo O Spotify anunciou que vai aumentar os preços para três planos: Individual, Duo e Universitário. ...